sexta-feira, 4 de março de 2011

A importância da TI para o processo produtivo

A importância da TI para o processo produtivo

Docente: Gilmar Santos
Discentes: Edimarcos Neves Fernandes
                     Edson de Oliveira Viana


INTRODUÇÃO

Com o mercado competitivo atual e a rapidez das mudanças nos processos empresariais, faz-se necessário melhorar e aperfeiçoar os processos internos das organizações. Deste modo, as Tecnologias da Informação (TIs) se apresentam como uma forte aliada para suprir esta demanda. Gonçalves (2000) reforça essa visão afirmando que a TI é especialmente focada na abordagem de processos, pois é utilizada na automatização de tarefas, na execução de atividades e em variadas formas de apoio e gestão dos próprios processos.
Segundo Davenport (1994), para incorporar as TIs de forma adequada, aqueles que planejam os processos devem, primeiramente, compreender esta tecnologia. Ressalta-se que os processos são entendidos como conjuntos de atividades e são determinados por tempo e espaço, com entradas e saídas bem definidas. Considerando estas características, para haver uma melhora nos processos a partir do uso de TIs, é preciso identificar quais tecnologias poderão suprir as necessidades de cada processo em específico.

PROCESSOS
Processos são um conjunto de atividades realizadas em determinada seqüência, com entradas e saídas, para atingir um determinado fim. Conforme Gonçalves (2000, p.7) “processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico”. Assim, pode-se dizer que processos são as ações efetuadas para que um produto ou um serviço seja realizado.
Gonçalves (2000, p.10) ainda complementa que além de inputs e outputs, um processo “também envolve endpoints, transformações, feedback e repetibilidade”, pois a utilização de todos estes atributos auxiliam e potencializam a sua análise e gestão, para que desta forma, os processos possam ser otimizados e aperfeiçoados, buscando assim, alcançar uma vantagem competitiva sustentável dentro do mercado globalizado atual.

Os processos de negócios

São aqueles que caracterizam o que a organização faz, sendo o seu resultado o produto (ou serviço) que é entregue ao cliente. São ligados à base do funcionamento da empresa. Já os processos organizacionais e os gerenciais dizem respeito à informação e decisão. Os processos organizacionais objetivam assegurar o desenvolvimento e funcionamento de todos os processos da organização. E os processos gerenciais têm atuação na mediação e adequação do desempenho da organização. Estes envolvem as ações que os gerentes devem efetuar para dar suporte aos outros tipos de processos (GONÇALVES, 2000).
Para acompanhar e gerenciar os processos, sejam eles de negócio, organizacionais ou gerenciais, é possível utilizar Tecnologia da Informação (TI). A TI ainda pode ser utilizada para automatizar a execução de tarefas e atividades, objetivando com isso, otimizar o processo de negócio da organização, reduzir custos, agilizar o tempo de ciclo, entre outros.
A introdução da TI nos processos iniciou-se na década de 60 por meio do uso de computadores nas grandes corporações. Os primeiros sistemas de informação voltados aos negócios foram os EDPs (eletronic data processing) - sistemas de processamento em lotes, ou simplesmente conhecidos como sistemas batch.
Na década de 70 foram desenvolvidas as soluções OLTP (on-line transaction processing), sendo que estas “agregavam valor em termos de eficiência no atendimento aos processos de negócios”, pois atendiam questões de fluxo de trabalho de forma mais completa (DE SORDI, 2008, p. 93).
A grande inovação que aconteceu nos processos de negócios foi com a introdução da Internet. De Sordi (2008, p.97) afirma que a padronização de interfaces homem-máquina no ambiente Internet facilitou a coleta e a entrega de informação em qualquer localidade, atendendo públicos abrangentes de usuários, independentemente de restrições de plataformas tecnológicas. As primeiras soluções Internet receberam o nome genérico de e-business, uma vez que as soluções voltadas apenas o público interno da empresa eram rotuladas de intranet e as soluções para público de extranet. Posteriormente, surgiram soluções de portais atendendo tanto o público interno quanto externo e, como o próprio nome sugere, sua proposta é integrar o acesso de todos usuários por meio de um ponto comum.
A internet pode atender diferentes demandas para auxiliar os processos, desde aplicações de texto, passando por disseminação de informações até demandas mais complexas, tais como o gerenciamento de processos. Assim, “o ambiente de informações das empresas está cada vez mais diversificado”, utilizam sistemas transacionais on-line, sistemas batch para automatização de atividades, sistemas integrados e configuráveis, bem como diversos tipos de web applications. Assim, as Tecnologias da Informação além da automatização de atividades, oferecem também subsídios valiosos para gerenciar os processos de uma organização.
Deste modo, a tecnologia assume um papel importante na análise do estudo dos processos empresariais, considerando que ela exerce influência tanto na forma de realizar o trabalho como na forma de gerenciá-lo. Segundo Gonçalves (2000a, p.18) “a tecnologia é considerada a ferramenta do redesenho de processos por excelência”. Conforme De Sordi (2008, p. 102) “a identificação de eventos ao longo do processo, em tempo real, é um importante fator de negócio” e isso somente é possível devido ao processo de gerenciamento estar ligado aos softwares que executam os processos de negócio.
Outro impacto devido a utilização da TI nas empresas está na facilidade de controle das informações em um só centro. Como Lacombe e Heilborn (2003, p.483) explicam, a empresa pode possuir centros espalhados geograficamente, porém integrados através de uma rede de computadores permitindo a participação de maior número de pessoas nas reuniões, eliminando custos referentes a viagens, maior integração entre as unidades, sem perda de autonomia, além de tornar a comunicação mais fácil e ágil.

Portanto as implantações de Tecnologia da Informação para o apoio do processo de produção trouxeram benefícios para as organizações em diversos aspectos. Um dos fatores que reduziu de maneira significativa foi o custo da comunicação. A implantação de tecnologias ainda permitiu a minimização de erros. Por exemplo, os erros de comunicação diminuíram, uma vez que o software instalado é utilizado de forma colaborativa e todos podem acompanhar as mudanças realizadas em tempo real.

REFERÊNCIAS

DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de processos. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por Processos: uma abordagem da moderna administração. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVEZ, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. In: REA – Revista de Administração de Empresa. São Paulo: vol. 40, N.1, p. 6-19, Janeiro-Março 2000.

GONÇALVEZ, José Ernesto Lima. Processo, que processo? REA – Revista de Administração de Empresa. São Paulo: v. 40, N.4.Outubro-Dezembro 2000, p. 8-19.

LACOMBE, F. e HEILBORN, G. Administração, Princípios e Tendências. 1ª edição. São Paulo: Saraiva, 2003.

VARVAKIS, Gregório Jean; et al. Gerenciamento de Processos. Apostila da Disciplina Gerenciamento de Processos. Florianópolis: Grupo de Análise de Valor /UFSC, 2000.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

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