sexta-feira, 4 de março de 2011

A importância da TI nas Organizações

A TI nas Organizações 
Docente: Gilmar Santos
Discentes: Edimarcos Neves Fernandes
                     Edson de Oliveira Viana

Introdução

A história da organização iniciou-se há muitos anos quando o homem, que somente vivia par a o seu dia-a-dia evoluiu de acordo com as suas necessidades, com isso verificou que existia a necessidade de controlar sua produção, iniciando assim as idéias de planejamento, organização e direção administrativa.  Diante desse progresso a sociedade se viu na necessidade de criar regulamento e organizações para fazer a proteção das pessoas e acordos.
O avanço das tecnologias na área da informática, fez com que a grande maioria das empresas enfrentasse desafios relacionados às rápidas transformações ocasionadas pela velocidade com que são gerados os conhecimentos. 

A era da Alta Velocidade de transmissão

Há alguns anos atrás nem se falava em rede de relacionamento onde pessoas pudessem trocar dados pelo simples toque das teclas de um computador, onde cada vez fica mais rápida a velocidade de transmissão desses dados. Bem como a era atual é marcada pela alta velocidade com que as mudanças acontecem, sendo elas em todas as áreas da vida humana, fazendo influenciar no fenômeno que costumamos chamar de globalização, que não pode ser negada. Uma das características mais marcantes desse processo é o grande fluxo de informações, decorrentes da aparente redução dos limites territoriais e dos avanços tecnológicos e científicos mundiais.
A popularização dos computadores e o desenvolvimento da tecnologia, fez com que a informática adquirisse outro significado, que até então tinha o sentido de transmissão de dados. Hoje em dia essa informação tem um sentido que está associado, à velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. As noções de tempo e espaço se alteram radicalmente com o aperfeiçoamento das telecomunicações e com a vinda das novas tecnologias da informação.
Vantagens e Desvantagens da TI

A implantação da TI nas organizações traz um beneficio que é a informação  no centro do foco, sendo ainda recurso fundamental para a tomada de decisões pertinentes, de melhor qualidade e no momento adequado, no projeto e introdução no mercado de produtos e serviços de qualidade. Para Porter (2001), a Internet provocou uma transformação irreversível na relação da empresa com as partes interessadas.
Ao se manter conectado à rede mundial de computadores representa ao mesmo tempo uma desvantagem (pela maior exposição das informações), mas, também uma grande vantagem pela agilidade, redução de gastos de armazenagem e custos das transações, permitindo ainda que a organização enxergue melhor o mercado e possa reagir mais rapidamente às oscilações de oferta e procura.

A importância da TI nas organizações

Nesse novo cenário a TI vem tendo sua cota de importância dentro das organizações, pois o avanço tecnológico traz cada vez mais beneficio para as pessoas e empresas. Aos poucos ela começou a enriquecer todo o processo organizacional, auxiliando na otimização das atividades, eliminando as barreiras de comunicação.     

Independente do tipo de organização privada ou pública a TI tem sido uma ferramenta fundamental para o administrador, possibilitando orientá-lo em suas decisões. O desenvolvimento e o domínio das habilidades da Tecnologia da Informação é de vital importância para as organizações buscarem uma posição melhor no mercado em relação aos seus concorrentes, buscando sempre por inovações. Em contrapartida, as organizações que resistirem à economia da informação serão facilmente vencidas pela concorrência.
Portanto a tecnologia da informação, sozinha não é capaz de trazer ganhos para os negócios da organização, para que ela dê resultados efetivos, é necessário que a empresa tenha uma estratégia de negócio. Bem como os investimentos em TI devem estar diretamente associados a um objetivo organizacional, para que este possa contribuir para o alcance de suas metas.


REFÊNCICAS


PORTER, Michael E. “Strategy and the Internet”. Harvard Business           Review, p.63- 78.  Mar.2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário